domingo, 11 de maio de 2008

Ah, o futebol...

Demorei.
O jogo foi na quarta, mas precisei de quatro dias e uma vitória para conseguir falar sobre o acontecido.
Não que eu pretenda falar muito.
Não que tenha muito o que falar.
Peço licença aos filósofos, matemáticos, sociólogos, psicólogos para citar Nelson Rodrigues.
Apenas, peço desculpas ao mestre por alterar algumas poucas palavras de sua obra.
O texto original fala sobre a desclassificação do Brasil nas oitavas da copa de 66.
Entre parenteses o que fora escrito na versão original.

"Amigos, eis 30 (80) milhões de brasileiros numa humilhação feroz. Eu diria que a vergonha de 2004(50) foi mais amena, mais cordial. Naquela ocasião, não tinhamos o bicampeonato. Ainda não se instalara em nosso futebol o mito Obina(Pelé). Ah, o flamenguista de 2004 (brasileiro de 50) era humilde de babar na gravata. Quando passava a carrocinha de cachorro, cada um de nós tinha medo de ser lançado também.
Mas hoje, não. Ou por outra: - até quarta(ontem), o flamenguista(brasileiro) poderia avançar até o limite extremo da ribalta e anunciar, de fronte erguida: - 'Sou bicampeão'. E de repente, o duplo título começa a ficar antigo, obsoleto, espectral, como se não significasse mais nada. Olhem para nossas esquinas e os nossos botecos. Por toda parte uma sensação de orfandade. Dir-se-ia que vencer duas vezes o Botafogo(Suécia e Chile) são duas glórias fenecidas.
Quando acabou o jogo, li em todas as caras a pergunta: - 'Por quê? Por quê?'. O melhor futebol da terra conhecia uma humilhação mundial."

O senhor Sobrenatural de Almeida já é, no mínimo, quarentão!!!

Nenhum comentário: